sábado, 1 de junho de 2013

CATETERES EM 2ª MÃO PARA POUPAR

Hospitais vão poder reutilizar dispositivos de uso único

Cateteres em 2.ª mão para poupar

O reprocessamento de materiais clínicos vai permitir poupar 45 milhões de euros por ano 
  • Hoje, 01h00
          
      
Por:Cristina Serra



Os hospitais vão poder reutilizar cateteres, usados para introduzir nas veias e artérias, materiais para fazer endoscopias e colonoscopias, e ainda diversos dispositivos usados na obstetrícia. A reutilização de dispositivos de uso único foi autorizada pelo Ministério da Saúde e a medida vai permitir uma poupança de 45 milhões de euros por ano, segundo estimativas do relatório final do Grupo de Trabalho para a Reforma Hospitalar.
Um despacho ontem publicado em Diário da República determina que estão excluídos da reutilização todos os dispositivos de uso único que são implantáveis no corpo do doente.
A segurança do doente no qual vai ser repetida a utilização do dispositivo constitui uma preocupação para a Associação de Empresas de Dispositivos Médicos. Humberto Costa, secretário-geral da associação, reconhece ao Correio da Manhã que até concorda com a reutilização dos dispositivos, mas salvaguarda algumas situações.
"Só aceitamos que sejam reutilizados os dispositivos de uso único quando está garantida a segurança do doente e que os materiais reprocessados são reutilizados nas mesmas condições de segurança que os novos materiais", afirma o responsável.

Sem comentários:

Enviar um comentário