domingo, 16 de junho de 2013

Todas as lutas contam (393) - AVIS

Avis: Centro de saúde tem apenas dois clínicos permanentes

Médico falta a 2 mil utentes

Há doentes sem médico de família há dois anos. População idosa é a mais afetada.        
Por:Alexandre M. Silva
O Centro de Saúde de Avis chegou a ser a principal unidade de apoio ao Hospital de Portalegre com serviço de internamento, urgência e um total de oito médicos permanentes. Dez anos depois, são apenas dois os clínicos que prestam serviço neste centro. Um número insuficiente para os 4500 habitantes do concelho.
"Temos apenas dois médicos e o quadro é de quatro. Metade da população não tem médico família e os idosos são os mais penalizados", disse o vice-presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva.
Para ‘remediar’ a situação, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA) contratou, através de empresa privada, um médico para dar apoio ao Centro de Saúde de Avis. Contudo, a medida não satisfaz a população. "A presença é irregular e depois somos atendidos por médicos diferentes", referiu Leonor Xavier, da comissão de utentes de Avis, que desde 2011 não tem médico de família. "Nos últimos dois meses fui atendida por dois médicos diferentes. Esse não é o melhor acompanhamento, nem a solução para os utentes", frisou.
A administração da UNLSA, contactada pelo Correio da Manhã, remeteu, para data posterior, esclarecimentos sobre a falta de médicos em Avis.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário