domingo, 23 de junho de 2013

"Utentes em protesto contra saída de laboratório" - Notícia Rede Regional

Nota da CUSMT:
O documento a que se refere esta notícia apenas foi divulgado pela CUSMT. A iniciativa e autoria do documento pertence a trabalhadores do CHMT e de cidadãos de Abrantes.


"Como é possível um hospital com uma urgência médico-cirúrgica, com todo o internamento de medicina, ortopedia, obstetrícia, UCIP, bloco operatório e neonatologia ficar sem o serviço de patologia clínica?", questiona a Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo (CUSMT), que está a promover um abaixo-assinado contra a deslocação deste laboratório de Abrantes para outra unidade do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT).
Com o objetivo de reduzir custos, a unificação do serviço de patologia clínica foi anunciada pelo conselho de administração do CHMT a 16 de maio, ficando definido que o processo deveria ficar concluído durante o mês de junho.
Uma vez que a unificação implica a deslocação do serviço para outro hospital - Torres Novas ou Tomar - a comissão de utentes manifesta grandes reservas quanto à qualidade do serviço prestado à população, com o tempo de resposta dos resultados e com a confiança e qualidade desses mesmos resultados.
Em comunicado, a CUMST adianta que há episódios em que se sente a "tensão" entre médicos que necessitam com urgência dos resultados de análises cujos parâmetros têm que ser analisados noutras unidades.
"Estas situações resultam no transporte de amostras entre unidades, o que tem como consequência um grande aumento do tempo de resposta, importantíssimo nos casos que necessitam de decisões / intervenções médicas imediatas", salienta a comissão, para quem é incompreensível que se retire este serviço da unidade de Abrantes, dotada de mais valências e com maior volume de trabalho.

- See more at: http://www.rederegional.com/index.php/health/5661-utentes-em-protesto-contra-saida-de-laboratorio.html#sthash.clL9LRKM.dpuf

Sem comentários:

Enviar um comentário