quarta-feira, 5 de junho de 2013

Todas as lutas contam (387) - ODIVELAS

Utentes descontentes com fecho de extensão do Centro de Saúde de Odivelas

05/06/2013 - 08:48

O encerramento de uma das extensões do Centro de Saúde de Odivelas está a motivar o descontentamento de munícipes, que se queixam, segundo um movimento de utentes, de terem sido apanhados de surpresa, avança a agência Lusa.

A extensão do centro de saúde do bairro Olaio, que funcionava junto aos Bombeiros Voluntários de Odivelas, foi encerrada na segunda-feira e os utentes estão a ser encaminhados para a unidade da Ramada.

Na porta das antigas instalações existe apenas um aviso de que os utentes se devem deslocar ao Centro de Saúde da Ramada.

“Foi com enorme perplexidade que soubemos que o centro de saúde do bairro Olaio estava fechado. Ninguém foi informado de nada”, afirmou à agência Lusa Natália Santos, do Movimento Mais Saúde.

Natália Santos referiu que muitos utentes que se tinham deslocado na segunda-feira àquela unidade de saúde deram com “o nariz na porta” e que não havia ninguém que lhes explicasse para onde se deviam dirigir.

“Nem uma morada nada. Ainda por cima como o Centro de Saúde da Ramada tem pouco tempo nem sequer existe sinalização. Para não falar sequer nos transportes”, apontou.

Contactada pela agência Lusa, fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo justificou o encerramento da unidade de saúde com a “falta de condições das instalações”.

“Já há muito tempo que tínhamos percebido que o prédio onde funcionava o centro de saúde não apresentava as mínimas condições de funcionamento. Há uns tempos rebentou uma fossa e houve uma série de inundações e filtrações. Não podia continuar aberta”, explicou.

A mesma fonte disse ainda que o fecho da unidade e a transferência dos utentes para a Ramada foi combinada com a Câmara de Odivelas.

Por seu turno, fonte da Câmara de Odivelas referiu à Lusa que a solução encontrada pela administração regional não era a mais desejável.

“Para a substituição daquele edifício a Câmara de Odivelas sempre defendeu e bateu-se pela construção do Polo 2 do Centro de Saúde de Odivelas, protocolada pelo Ministério da Saúde em 2009”, apontou.

Sem comentários:

Enviar um comentário