sexta-feira, 28 de junho de 2013

"Águas do Ribatejo planeia investimento de 340 milhões de euros" - Notícia Público

Águas do Ribatejo planeia investimento de 340 milhões de euros

Jorge Talixa
24/06/2013 - 00:00
Empresa formada apenas por câmaras quer investir a longo prazo, quando o Governo fala em privatizar a Águas de Portugal.
Benavente é um dos sete municípios que compõem a Águas do Ribatejo, criada em 2008 RUI GAUDêNCIO
A Águas do Ribatejo (AR) e os sete municípios que integram o seu capital social assinaram um contrato de gestão delegada que prevê que, até 2053, a empresa concretize investimentos de 340 milhões de euros.
O investimento destina-se à remodelação e renovação de infra-estruturas de abastecimento de água e de saneamento.

Numa altura em que se fala na privatização das participações do Estado na gestão da água e do saneamento (Águas de Portugal e EGF), a AR constitui um projecto original neste sector, uma vez que não tem participações de capital nem do Estado nem de parceiros privados e é detida exclusivamente pelos sete municípios ribatejanos aderentes.

Constituída em 2008, iniciou no ano seguinte, com apoios do Fundo de Coesão, um plano de investimento de 130 milhões de euros, que deverá estar concluído em 2017. Pretende assegurar níveis de cobertura de saneamento acima dos 90% e de 95% no abastecimento de água. A empresa, com sede em Salvaterra de Magos, emprega cerca de 170 funcionários e diz que tem das tarifas mais baixas praticadas no país. Alcançou, em 2012, um volume de negócios da ordem dos 14,367 milhões de euros, com um resultado líquido de 1,5 milhões.

O conselho de administração, composto por presidentes de câmara da região, garante que a AR vai continuar sem capitais privados. "A participação de privados não digo que seria nefasta, mas é indesejável", sublinha José Sousa Gomes, presidente da Câmara de Almeirim e do conselho de administração da Águas do Ribatejo, frisando que um dos princípios base do trabalho da AR é o da "solidariedade" entre os municípios que a compõem. "Há aqui um espírito de solidariedade que estabelecemos entre nós no sentido de fazermos as infra-estruturas de que todos necessitam. Não fazemos mais num concelho do que noutros, fazemos igualmente entre todos", afiança o autarca do PS.

De facto, a AR é composta por três municípios de maioria PS (Almeirim, Coruche e Torres Novas), três de maioria CDU (Alpiarça, Benavente e Chamusca) e um de maioria Bloco de Esquerda (Salvaterra) e logo nos primeiros anos do seu funcionamento, as seis autarquias (depois sete com a entrada de Torres Novas) resolveram uniformizar as taxas e as tarifas de água.

"Estamos a trabalhar num território gigantesco (maior que o do distrito de Lisboa) que tem menos população que a cidade de Lisboa. Mas é uma experiência de trabalho colectivo, sério e fiável, que não sofre as pressões da bolsa", acrescentou Sérgio Carrinho (CDU), presidente da Câmara da Chamusca.

Moura de Campos, director-geral da Águas do Ribatejo, explicou que destes 340 milhões de euros, perto de 130 milhões destinam-se a continuar a melhorar as taxas de cobertura desta região ao nível do abastecimento de água e do saneamento. Os restantes 210 milhões "serão investidos em função da gestão do património", sistemas existentes que terão que ser mantidos, remodelados e renovados. O responsável da AR acredita que o próximo quadro comunitário de apoio continuará a destinar verbas significativas ao ambiente e à eficiência energética a que a AR poderá concorrer.

Ao longo destes 40 anos, a AR terá que gerar meios próprios para assumir a sua parte nos investimentos e, caso deixe de contar com apoios comunitários, terá que recorrer às suas receitas para concretizar os investimentos. De qualquer forma, Moura de Campos afirma que, de acordo com o contrato existente, até 2016, as actualizações das tarifas praticadas pela empresa intermunicipal nunca serão superiores à taxa da inflação.

Sem comentários:

Enviar um comentário