sábado, 1 de junho de 2013

"Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo quer melhor acesso à Saúde" - Notícia "O Almonda"

Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo quer melhor acesso à Saúde

31 de Maio de 2013. Etiquetas: Região, Saúde, Sociedade.
Em conferência de imprensa, que teve lugar na segunda-feira, dia 27, a CUSMT veio a terreiro discutir o papel do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), bem como o acesso e prestação de cuidados de saúde na região.
Manuel José, dirigente da CUSMT, considera que o centro hospitalar tem «uma importância vital» não só pelos cuidados de saúde que presta, mas também pela importância económica que resulta da sua atividade.
A CUSMT reivindica há mais de três anos a elaboração do Plano Estratégico, mas agora, dizem, esse plano terá de aparecer, por imposição legal. Esse Plano Estratégico deveria ser apreciado pelo Conselho Consultivo onde têm assento os representantes da diversificada comunidade do Médio Tejo, mas o Conselho Consultivo tarda em reunir, queixa-se a comissão.
Pretendendo colaborar para que o Plano Estratégico assuma princípios de atuação que a CUSMT considera indispensáveis, sugerem que se faça a promoção da articulação com Cuidados Primários e Cuidados Continuados, que se garanta a existência nas três unidades dos serviços de Urgência, Pediatria, Medicina Interna e Cirurgia Ambulatória, e que se promova a dinamização das valências existentes e distribuídas geograficamente de forma equilibrada pelas três unidades hospitalares.

Sem comentários:

Enviar um comentário