sexta-feira, 27 de julho de 2012

A crise económica e social está a potenciar os episódios de doença.

Saúde
27 Jul 2012, 00:26h (in Mirante)
Tem aparecido mais gente com sintomas depressivos nos hospitais do Médio Tejo

A falta de dinheiro cria ansiedade nas pessoas. O problema está quando a ansiedade começa a degenerar em coisas mais graves como a depressão ou a tentativa de suicídio. E isto já se está a sentir na área do Centro Hospitalar do Médio Tejo, que começa a registar enchentes no serviço de psiquiatria, como admite a responsável desta especialidade, Luísa Delgado. Na área do Hospital de Santarém não tem havido grandes oscilações, tirando o inexplicável aumento de tentativas de suicídio que passaram pela psiquiatria no primeiro trimestre de 2011 e que foram de 21, quando no mesmo período de 2010 eram oito e nos primeiros três meses deste ano estava nos sete casos.
Parece haver duas realidades. Uma a norte, outra a sul do distrito. No Médio Tejo a médica psiquiátrica Luísa Delgado diz que têm aparecido na psiquiatria do centro hospitalar mais pessoas com sintomas depressivos. O movimento no serviço de que é responsável permite fazer um diagnóstico. "Diz a experiência que as crises têm um grande impacto na saúde e na saúde mental em particular". E a prática mostra que o país e os serviços de saúde não foram preparados para responder a um aumento do número de casos que são atirados para os hospitais. A taxa de ocupação ao nível dos internamentos psiquiátricos no centro Hospitalar do Médio Tejo costumava estar nos 80 por cento. Mas nos últimos tempos tem estado quase sempre cheio, o que tem obrigado a uma grande ginástica para que existam camas disponíveis para quando é preciso. "Não somos um país preparado em termos sociais e de saúde comunitária para fazer face a situações" decorrentes da crise, refere Luísa Delgado, que defende que já devia de haver um plano nacional no sentido de os serviços de psiquiatria dos hospitais se reorganizarem para responderem ao agravamento das doenças atendendo por causa da degradação das condições sociais.
Para a directora da psiquiatria do Hospital de Santarém quando há uma situação de stress na vida das pessoas a depressão ou outros problemas que levam à necessidade de acompanhamento profissional não surgem de imediato. Paula Pinheiro refere que em situações de dificuldades as pessoas concentram-se na sua sobrevivência e em ultrapassar os problemas, mais do que pensar logo em suicídio, por exemplo. Numa fase inicial o que existe é uma "perturbação de adaptação", que tem uma sintomatologia de ansiedade. Só mais tarde é que pode surgir a depressão.
A explicação para que neste momento no Hospital de Santarém não exista uma alteração no volume de doentes acompanhados psiquiatricamente pode estar no facto de ainda se estar no início em termos do desenvolvimento de doenças do foro psíquico. Ou seja, está-se ainda na fase de perturbação de adaptação". Em Vila Franca de Xira os casos psiquiátricos são enviados para Lisboa, pelo que não há para já uma noção da evolução dos problemas psíquicos.

...........................

Está bem! Mas a urgência fecha? E quando regressam a Medicina Interna e a Pediatria?
MÉDIO TEJO – CHMT promove sessões de terapia familiar a partir de setembro

Por iniciativa do Serviço Social do Centro Hospitalar do Médio Tejo e da assistente social Ana Teresa Santos, iniciam-se em Setembro, no Serviço de Psiquiatria, Sessões de Terapia Familiar.
Numa nota enviada para a redacção da Hertz, a administração do CHMT traça os objectivos desta iniciativa, ou seja, «trabalhar as problemáticas familiares de uma forma mais sistemática», sendo que se «conjugam duas dinâmicas complementares, protagonizadas por Luísa Delgado, Directora do Serviço de Psiquiatria, e Ana Teresa Santos. Nesse sentido, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar considera ser «mais um passo de notória qualidade, resultante da reorganização iniciada em Janeiro de 2012». As Sessões de Terapia Familiar irão decorrer na Unidade de Tomar, junto ao Serviço de Psiquiatria, e terão como objectivo, no curto prazo, a satisfação das necessidades identificadas no próprio Serviço. Posteriormente, está nos projectos das responsáveis o alargamento dos destinatários desta importante Valência.

2012-07-27 13:10:04 (Rádio Hertz)

Sem comentários:

Enviar um comentário