terça-feira, 31 de julho de 2012

Todas as lutas contam (244) - GRÂNDOLA

Utentes de Grândola unem-se para reivindicar cuidados de saúde

A população de Grândola une-se amanhã, pelas 18 horas, em frente ao largo da feira, para manifestar-se a favor da manutenção do centro de saúde no município, que tem mais de seis mil utentes sem médicos e não tem capacidade de resposta para funcionar durante 24 horas. Carlos Beato, presidente da Câmara Municipal de Grândola explica que esta iniciativa tem como objetivo “chamar a atenção dos governantes e das autoridades portuguesas para o facto de a crise não justificar tudo, nomeadamente os cortes na saúde”.


O presidente da autarquia grandolense esclarece que no centro de saúde “existem quatro médicos a exercer funções e, por isto, existem inúmeros utentes sem médico de família, o que prejudica a população, o município e o território, porque se as pessoas precisarem de um médico ou de uma enfermeira, não têm”. Outra reivindicação baseia-se no risco que a população corre ae dirigir-se ao centro de saúde e não ser atendida por este “só estar aberto em partes do dia”, adianta Carlos Beato.


“Grândola é um concelho turístico por excelência e a autarquia não quer que os turistas deixem de visitar a cidade porque não têm assistência médica”, acrescenta o autarca. Carlos Beato frisa ainda que “o governo é apoiado por partidos que recomendaram, há um ano, na Assembleia da República, que o serviço de saúde abrisse 24 horas por dia e agora, não é o que acontece”.


Carlos Beato acrescenta que a administração central “não pode prometer o que não pretende cumprir, porque isto não é uma questão política, uma vez que a população paga impostos e tem direitos consagrados na constituição da república portuguesa, como o direito à saúde”. O autarca explicita que o estado atual da saúde, no município de Grândola, é “impensável” e adianta que o protesto “é um momento de indignação”, porque a edilidade pretende que “o governo perceba a posição dos grandolenses”.

Sem comentários:

Enviar um comentário