sexta-feira, 13 de julho de 2012

Consultas de infecciologia? Só no Hospital de Santarém

O deputado António Filipe perguntou, o Governo respondeu: OS CUIDADOS DE SAÚDE FICAM MAIS LONGE E MAIS CAROS PARA OS UTENTES DE INFECCIOLOGIA
.........
Hospital de Santarém concentra consultas para doentes com SIDA no distrito
As consultas de HIV que eram asseguradas até Março último pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) no Hospital de Torres Novas não vão ser retomadas, mantendo-se como alternativa mais próxima para os pacientes do Médio Tejo a deslocação para consulta ao Hospital Distrital de Santarém (HDS). O CHMT continua no entanto a assegurar a medicação necessária ao tratamento dos doentes com SIDA até que sejam consultados em Santarém, bem como assistência médica em caso de situações mais problemáticas.

A consulta de Infecciologia em Torres Novas era assegurada por um médico a tempo parcial e contrato a termo. O pedido de renovação do contrato de trabalho tinha sido enviado pelo anterior conselho de administração em 3 de Novembro de 2011, não tendo o CHMT recebido autorização até final do contrato, que expirava em 1 de Dezembro desse ano.

Mesmo assim, o clínico manteve-se em funções até 23 de Março de 2012, por alegado “lapso” dos Serviços de Recursos Humanos que deviam ter rescindido o contrato logo após o seu termo. Após ter sido detectada a situação, que ocorreu na transição para o novo conselho de administração do CHMT, procedeu-se à sua regularização e desde aí que a consulta para os doentes de HIV acabou em Torres Novas.

Todo o historial é feito pelo Ministério da Saúde em resposta a uma pergunta feita pelo deputado do PCP António Filipe acerca das medidas previstas para garantir a assistência necessária aos doentes com SIDA na região abrangida pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo.

O Ministério da Saúde informa ainda que até 19 de Maio o Hospital de Santarém já tinha assegurado consulta a 96 doentes, estando à data outros 94 doentes com as consultas agendadas a um ritmo previsto de 28 por semana.

A mesma fonte informa que o CHMT não possui nos seus quadros médicos especialistas em Infecciologia e que a possibilidade de assegurar o acompanhamento dos doentes por um especialista em Medicina Interna gorou-se, “não tendo sido possível encontrar profissionais com disponibilidade para esta função”.

Segundo o Ministério da Saúde, a solução encontrada minimiza as deslocações dos doentes e permite uma melhoria significativa do acompanhamento médico, reforçando o quadro de complementaridade entre hospitais no distrito de Santarém.
(in O Mirante)

Sem comentários:

Enviar um comentário