quarta-feira, 4 de julho de 2012

Todas as lutas contam(307)-Trabalhadores do Santa Maria protestam contra horários

Hospital

Trabalhadores do Santa Maria protestam contra horários

por LusaHoje
Os trabalhadores do Hospital de Santa Maria admitiram hoje ter receio de "repercussões" na sua vida pessoal e laboral por exigirem a reabertura da negociação dos horários, justificando desta forma a pequena adesão ao protesto desta manhã.
"Esta coisa dos horários influencia muito a vida das pessoas, e, de forma mais direta ou indireta, quando tomamos uma posição muitas vezes temos repercussões. E conhecemos vários [casos]", disse à Lusa Margarida Brissos, trabalhadora do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e delegada sindical do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP)
"Acredito que não seja o conselho de administração a fazê-lo, mas há repercussões para os trabalhadores. [...] Todos os trabalhadores que vieram - além dos sindicalizados -- constituem uma vitória, porque dar a cara à porta do hospital é uma demonstração de coragem", acrescentou.
A iniciativa foi marcada pelos Sindicato Nacional dos Psicólogos, Sindicato da Função Pública Sul e Açores e Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e reuniu à porta do hospital cerca de uma dezena de sindicalistas e trabalhadores que distribuíram panfletos para alertar para o que dizem ser uma "desregulação total dos horários", com efeitos não só para os profissionais, mas também para os utentes.
"Estivemos aqui a consciencializar os utentes de que lhes querem retirar mais um bocadinho do Serviço Nacional de Saúde. Vão ser penalizados, porque há uma hora de pausa, em que não lhes vão ser prestados os melhores cuidados", defendeu Margarida Brissos.
A hora de pausa em questão está prevista no regulamento interno de horários que impõe um intervalo obrigatório de uma hora para almoço, em detrimento da jornada contínua de trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário