terça-feira, 31 de julho de 2012

Todas as lutas contam (245) - MONTIJO

Comissão de Utentes do Montijo acusa Governo de manipulação

A Comissão de Utentes de Saúde do Montijo acusa o Governo de manipular estatísticas referentes à afluência de utentes no serviço de urgências no Hospital do Montijo para justificar o encerramento destas. “Os utentes e a população do Barreiro, Alcochete e Montijo estão unidas para manter as urgências no Montijo aberto, porque as estatísticas em que o governo se baseia para afirmar que este serviço não tem utentes suficientes são uma manobra política”, explica Celina Figueiredo, porta voz da Comissão de Utentes de Saúde do Montijo.


O Hospital do Barreiro, se passar a dar resposta aos concelhos do Montijo e de Alcochete “encontra-se muito distante e não tem capacidade de resposta para as populações”, frisa Celina Figueiredo, alertando ainda para a possibilidade da “perda de vidas no trajeto”. “Os cidadãos pagam impostos mas não lhes são dadas garantias, por vezes estão cinco horas à espera no Hospital do Barreiro para serem atendidos e o regresso para casa é por sua conta”, explicita a porta voz da comissão, acrescentando que “o caminho que o governo está a tomar assenta na transformação da saúde num negócio”.


Celina Figueiredo afirma que “a população está cada vez mais revoltada com o encerramento constante de unidades de saúde”. “O Montijo vai continuar a lutar, através dos recursos necessários, como abaixo assinados, reuniões com o ministério da saúde porque o fecho de uma unidade de urgência não resolve os problemas dos utentes”, prossegue a porta voz da Comissão de Utentes de Saúde do Montijo.


O protesto realizado na passada sexta feira contra a intenção do governo de fechar a urgência do hospital do Montijo reuniu 400 pessoas em frente ao hospital do Montijo. Celina Figueiredo anuncia que “caso o governo mantenha a sua posição, no dia do fecho do hospital, a população estará reunida no hospital a protestar”. O “Setúbal na Rede” contatou as autarquias do Montijo e Alcochete para obter declarações mas, até ao momento desta publicação, não obteve resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário