quinta-feira, 26 de julho de 2012

Problema grave no Distrito de Santarém

in O Mirante
Encontrar delegados de saúde é quase como descobrir uma agulha num palheiro

Já faz parte da história o tempo em que existia um delegado de saúde em cada concelho. Hoje encontrar um médico de saúde pública no distrito de Santarém é quase como descobrir uma agulha num palheiro. Existem nove médicos a exercer a autoridade do Estado em matéria de saúde no distrito de Santarém. Mas em breve podem ser só oito, porque um já está em condições de se reformar. Com o aumento do trabalho, porque estes profissionais passaram a ser responsáveis pela verificação das situações de isenção de taxas moderadoras na saúde por motivos de doença, praticamente só há tempo para acompanhar as situações urgentes e de grande risco para as populações.
Em situação mais confortável estão dois concelhos do distrito de Lisboa que fazem fronteira com o de Santarém, com um total de cinco profissionais. Em Vila Franca de Xira existem quatro para uma população de 136 mil habitantes e em Azambuja um para 21 mil habitantes. Quase tantos como os que existem para aquele que é o terceiro maior distrito do país, o de Santarém com uma população de mais de 460 mil habitantes e uma área de 6 747 quilómetros quadrados. Há zonas como no agrupamento de centros de saúde da Lezíria (Alpiarça, Benavente, Coruche, Salvaterra de Magos, Chamusca e Almeirim) onde os dois profissionais ao serviço pouco mais podem fazer que controlar as águas de consumo público e as vacinações.
As juntas médicas para avaliação das incapacidades (deficiências) e para atribuição das isenções de taxas moderadoras na saúde estão atrasadíssimas. E muitas só se fazem com a ajuda de médicos vindos de Alcobaça ou Caldas da Rainha.

Sem comentários:

Enviar um comentário