quarta-feira, 4 de julho de 2012

Couço sem dinheiro para pagar consumo público de água

Sociedade4 Jul 2012, 17:49h
Couço sem dinheiro para pagar consumo público de água
A Junta de Freguesia do Couço, no concelho de Coruche, alega não ter condições para pagar o consumo público de água, tendo a Águas do Ribatejo sido impedida esta quarta-feira, dia 4, de cortar o abastecimento em vários lugares públicos.
Segundo o gabinete de comunicação da empresa, os funcionários enviados hoje à freguesia para regularizar 15 situações de abastecimento de água em locais públicos que estão a ser feitas fugindo ao controlo da Águas do Ribatejo foram impedidos de o fazer.
O presidente da Junta de Freguesia do Couço, Luís Ferreira, confirmou a colocação de obstáculos à realização de cortes no abastecimento de água, alegando que a acção foi realizada de “surpresa”, sem qualquer contacto prévio, e numa altura em que se prepara a realização da Semana da Cultura na freguesia.
A Águas do Ribatejo assegura que “há meses” procura resolver as situações irregulares detectadas, em que foram retirados contadores nuns locais e feitos ‘by-passes’ antes dos contadores noutros locais públicos, numa infracção aos regulamentos da empresa e da própria legislação.
Luís Ferreira disse à Lusa que a Junta não tem condições para pagar os valores pedidos pela empresa, não aceitando que a Águas do Ribatejo queira cobrar um valor igual ao de um “consumidor normal”.
A água “é um bem público e se alguém deve suportar o seu custo não pode ser a Junta, porque não temos dinheiro”, disse o autarca à Lusa, lamentando a ausência de apoio da Câmara Municipal de Coruche.
O gabinete de comunicação da empresa assegura que o tarifário para as instituições públicas é bastante inferior ao tarifário normal e mesmo em relação ao social, lamentando que, apesar de sucessivas notificações, não tenha sido possível chegar ao diálogo com a Junta de Freguesia do Couço, ao contrário do que tem sucedido noutras situações de incumprimento.
A fonte assegurou que a empresa tem um plano que vai cumprir, privilegiando o diálogo, mas não se coibindo de recorrer às forças da ordem para regularizar situações que, disse, assumem o cariz de “fraude”.
Em causa está o abastecimento de água para fontanários (alguns dos quais já assumidos pela Câmara Municipal de Coruche), para rega de jardins, para balneários públicos e outros, como por exemplo da sede do clube desportivo local ou dos estaleiros da Junta, afirmou.
A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo gere os sistemas de abastecimento de água e saneamento dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.

Diga o que pensa sobre este Artigo. O seu comentário será enviado directamente para a redacção de O MIRANTE.

Sem comentários:

Enviar um comentário