sexta-feira, 29 de junho de 2012

Comissão de Utentes do Concelho de Benavente


Comissão de Utentes do Concelho de Benavente

Benavente, 29 de Junho de 2012
Informação às Populações
O funcionamento do SAP (urgências) de Benavente e da Extensão de Saúde do Porto Alto ficam mais uma vez em suspense até ao fim dos contratos que acabaram de ser renegociados.
Novamente a acção despoletada pela Comissão de Utentes do Concelho de Benavente (CUCB), informando os Órgãos de Soberania, as Autarquias, as populações e a comunicação social resultou na renovação dos contratos que caducam no dia 30 de Junho.
Soubemos através de uma informação telefónica do senhor Presidente da Câmara Municipal de Benavente que tinham sido renovados os contratos para guarnecer o SAP de Benavente, a Extensão de Saúde do Porto Alto (esta com 10horas/semana) e de 70 horas semanais com duas enfermeiras para completarem o quadro do Centro de Saúde de Benavente.
Relativamente à renovação do contrato com uma empresa de trabalhos temporários de 70 horas/semana para o serviço de enfermagem, sabemos que os valores oferecidos pela empresa são tão baixos que as actuais duas enfermeiras nessa situação se recusaram a aceitar, pelo que, se essa empresa conseguir contratar algum profissional de enfermagem ao preço/hora que oferece, apresentar-se-ão na 2ª feira para iniciarem um serviço que desconhecem o que acarretará, pelo menos, diminuição da qualidade deste importante serviço de saúde familiar.
Outra situação que nos causa muita preocupação é o facto de não se conseguir acesso ao contrato de Parceria Público Privado entre a ex-ministra Ana Jorge e o grupo Mello Saúde para a gestão do H.V.F.Xira e a construção do novo hospital. Contrato do Estado, em nome do Povo e com dinheiro público não devem ser opacos, mas transparentes como o Código do Procedimento Administrativo impõe.
Mantém-se a preocupação com a falta de funcionários administrativos.
Por tudo isto, e dada a degradação contínua dos Serviços Públicos no Concelho de Benavente, faz todo o sentido apelar à mobilização para a
iniciativa de protesto e em defesa destes serviços, convocada para dia 14 de Julho em Santo Estêvão. Lá como em qualquer lugar do concelho, os Serviços Públicos estipulados na Constituição defendem-se lutando, sem baixar os braços.
A SAÚDE É UM DIREITO, NÃO É UM NEGÓCIO!

Sem comentários:

Enviar um comentário