quinta-feira, 7 de junho de 2012

Opinião (in saúde sa)

Mais um contributo para a desertificação do país
"Estudo para a Carta Hospitalar – Especialidades de Medicina Interna, Cirurgia Geral, Neurologia, Pediatria, Obstetrícia e Infeciologia" link

Mais um valioso contributo para a desertificação do País. É no litoral que há excesso de oferta de cuidados hospitalares e é à periferia que se fecham serviços basilares (Medicina Interna, Cirurgia Geral, Pediatria e Obstetrícia).
Há no País uma clara assimetria na distribuição dos especialistas hospitalares, agravada pelo aparecimento dos hospitais privados no litoral, e em vez de se tomarem medidas para corrigir estes desequilíbrios obrigam-se os doentes a correr atrás dos médicos?
Quem se sente seguro em permanecer (já nem digo ir viver) em cidades como Chaves, Lamego, Mirandela ou Guarda, sem ter uma urgência médico-cirúrgica a funcionar e internamento em especialidades básicas?
A este propósito e já que cita a carta hospitalar ao tempo de Leonor Beleza, seria bom que o presidente da ERS confrontasse estas suas propostas com as de então. Se o fizer perceberá como o SNS, agora com mais humanos e técnicos, tem vindo a degradar-se na sua função primordial: prestar serviços de saúde de qualidade e com equidade no acesso, ás populações no todo Nacional. Tem pois havido inteligência para inúmeras coisas e com os mais variados objectivos, menos para defender os interesses dos doentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário