quinta-feira, 14 de junho de 2012

Nunca mais há estrada em condições de Alcanena para Alcanede!


Movimento cívico exige conclusão das obras na 361

O movimento cívico pela repavimentação da Estrada Regional 361 (MCER361) entre Alcanede e Alcanena exige que a Estradas de Portugal conclua a empreitada de arranjo da via, dando início à segunda fase da obra no troço de sete quilómetros entre Amiais de Cima, no concelho de Santarém, e Alcanena.
“Apesar da adversidade económica que o país atravessa”, o movimento defende em comunicado “que deverá existir sensibilidade da empresa pública e do poder político para que o dossier seja fechado em definitivo”.
O MCER361 realizou uma reunião de trabalho com autarcas locais e empresários das zonas de Alcanede e Alcanena na segunda-feira, 11 de Junho, de onde saiu um documento que será agora enviado à Estradas de Portugal, lembrando esta entidade para a importância da conclusão da totalidade da empreitada, numa extensão total de 17 quilómetros, tendo em conta o que representa para a vitalidade económica local e para a segurança de pessoas e bens.
O documento está assinado por 30 responsáveis de empresas e pelos presidentes das Juntas de Freguesia de Abrã e Amiais de Baixo, preocupados com a falta de respostas da gestora da rede viária em relação ao arranque da segunda fase da obra e à realização de um estudo de impacto ambiental, que é obrigatório por lei.
O encontro serviu também “para fazer um balanço de todo o trabalho desenvolvido pelo movimento, do qual resultaram as obras da primeira fase, e cujo processo de requalificação está a decorrer no troço entre Alcanede e Amiais de Cima”, explica o mesmo comunicado, onde o MCER361 acrescenta ainda que “já foi contactado pela autarca da freguesia de Monsanto, concelho de Alcanena, no sentido de se agendar uma reunião de trabalho, em data ainda por definir”.
(in Rede Regional)

2 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez ao MC ER 361 de Alcanede que tem sido incansável na luta pela recuperação da ER 361 entre Alcanede e Alcanena que tão mal tem sido tratada nos últimos 50 anos, pelo menos.

    Parabéns ainda ao MC ER 361 pela mobilização ...das populações das freguesias de Amiais de Baixo e da Abrã para a concretização da obra que a todos interessa e que há muito já deveria estar feita.

    Um regozijo pela noticia quando diz que a freguesia de Monsanto, apesar de muito tardiamente, se estará a interessar pelo desenrolar do processo. Ainda bem e já não é sem tempo.

    Um lamento muito forte pela aparente ausência de todas estas movimentações das populações e especialmente das autarquias de Alcanena, Junta, Câmara e Assembleia Municipal, que também tinham obrigação de se interessarem por esta obra que a todos faz falta e a que também lhes diz respeito.

    É certo que as fronteiras existem, mas existem para ligar e nunca para dividir. E esta estrada, como tantas outras, começa num ponto e acaba noutro, para ligar todos os locais entre o princípio e o fim.

    Quando a notícia refere a difícil situação económica do país, quero pensar que não tem sido a falta de dinheiro que tem protelado esta obra mas sim o desinteresse, a incompetência e a burrocracia que tem atrasado tudo isto, até porque o dinheiro não falta para os grandes ordenados, e outras mordomias, de muitos senhores que continuam a viver à tripa forra como se isto fosse um país rico. Eles podem dizer tudo, mas são sempre desculpas de mau pagador.

    Termino como comecei. Parabéns ao MC ER 361. Que a força nunca vos falte apesar de muitas ingratidões que vão apanhando pelo caminho.

    Carlos Pinheiro

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar