sexta-feira, 29 de junho de 2012

NOTA sobre a reunião com o Conselho de Administração do CHMT realizada em 28.6.2012

Sexta-feira, 29 de Junho de 2012
NOTA sobre a reunião com o Conselho de Administração do CHMT
NOTA sobre a reunião com o Conselho de Administração do CHMT realizada em 28.6.2012

 
1.
A reunião realizou-se a pedido daCUSMT, tendo em conta que o Conselho Consultivo do CHMT ainda não foiinstalado, e havia que fazer o balanço da prestação de cuidados hospitalares naRegião e reafirmar algumas das propostas entretanto apresentadas pela Comissãode Utentes.
2.
Perante uma pergunta concreta daCUSMT, o Conselho de Administração afirmou que o Centro Hospitalar tem trêsunidades e assim irá continuar estando a ser tomadas decisões com o objectivode dinamizar a actividade de algumas valências.
3.
Foi afirmado pelo CA que hádificuldades financeiras e económicas que derivam da situação económica efinanceira do País principalmente devido à indefinição do montante dosproveitos que irão ser transferidos do orçamento do SNS.
4.
Foi referido pelo CA que está estimadauma poupança nas despesas de 16 milhões de euros para o presente ano, tendo aComissão de Utentes referido que esse objectivo está a ser atingido pordecisões nacionais e locais, principalmente à custa dos rendimentos dostrabalhadores e dos utentes que têm os cuidados mais longe e mais caros.
5.
A Comissão de Utentes da Saúde doMédio Tejo, informou o Conselho de Administração de que na base doAbaixo-assinado que corre por toda a Região continuará a defender oaproveitamento integral das unidades de saúde, com serviços de qualidade eproximidade, reivindicando que URGÊNCIA, MEDICINA INTERNA, PEDIATRIA e CIRURGIADO AMBULATÓRIO devem existir nas três unidades do CHMT.
6.
A CUSMT sempre achou que o que estábem deve ser multiplicado e o que está mal deve ser corrigido. Por isso, apoiaa criação de novos serviços e a dinamização dos existentes, até à excelência.Mas defende acerrimamente a qualidade e proximidade e o equilíbrio regional nadistribuição de valências.
7.
Atendendo a que a vida das organizações,como o CHMT, e os seus processos de reorganização são dinâmicos, comoreconheceu o CA nas considerações que fez à proposta de organização dosserviços de saúde apresentada pela CUSMT, foi referido na reunião que perantenovas realidades e novos dados tem de se admitir que tacticamente se adoptemalterações às medidas já tomadas ou pensadas.
8.
Defendeu ainda a CUSMT, com aconcordância do CA, que é uma exigência para melhorar a eficácia e eficiênciada organização dos cuidados de saúde na Região, o reforçar da articulação comos Cuidados Primários e os Cuidados Continuados. Continua como espectável apossibilidade de ser criada uma unidade de cuidados continuados, no âmbito doCHMT.
9.
O CA do CHMT reafirmou que não foiouvido no âmbito da proposta de Carta Hospitalar da ERS e disse que espera/temde ser ouvido nas medidas da Reforma e Carta Hospitalar que venha a seradoptada.
10.
Os contactos e reuniões regularesentre a Comissão de Utentes e o CA do CHMT continuarão até que esteja instaladoo Conselho Consultivo, facto que não se sabe quando acontecerá.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo
Médio Tejo, 29.6.2012

publicado por usmt às 15:02

Sem comentários:

Enviar um comentário