quinta-feira, 21 de junho de 2012

Todas as lutas contam (201) - SADO


MOVIMENTO

POR MELHORES COMBOIOS NA “LINHA DO SADO”

Rua Silva Pinto,6 R/C, 2900 Setúbal Fax: 210 879 405




                                                         Exmo. Senhor

                                                         Dr. Álvaro Santos Pereira

                                                         Ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento

    Rua da Horta Seca

                                                         1200-221 Lisboa



Setúbal, 20.06.2012

Assunto: Incumprimento dos horários e supressões de comboios na Linha do Sado.
                                                  

Senhor Ministro,

O incumprimento dos horários e a supressão de comboios que se vem verificando na Linha do Sado, chegando ao ponto da CP anunciar que no próximo dia 28 de Junho não haverá circulação de comboios nem transporte alternativo da sua parte, a verificar-se, violará o compromisso da parte da CP e do Ministério da Tutela quanto à circulação de comboios e respectivos horários.


Aos utentes, Senhor Ministro, é posta a obrigatoriedade de cumprir, e cumprem. Logo, a CP não pode ficar à margem do seu compromisso público com os utentes, a região e o país, quando dela dependem o emprego de milhares de utentes e a vida económica numa região tão densamente povoada.


Situações como as que se verificaram na primeira quinzena do corrente mês (exemplo do dia 11 pelas 11,45 horas), em que chegou ao ponto das três unidades motoras em circulação duas ficarem avariadas na linha, (Penteado e Pinhal Novo), provocando em todo o dia grandes atrasos e supressão de comboios, que não é caso único, não poderão ser repetidos.


Como a Comissão de Utentes da Linha do Sado vem reclamando desde o início da electrificação da linha, é indispensável e existência de mais uma unidade motora de reserva, a fim de permitir a manutenção periódica do material circulante, tendo como base as instalações da EMEF no Barreiro.

Senhor Ministro,

Os utentes da Linha do Sado não podem aceitar o argumento da CP, assente no facto do Governo ter que cumprir a imposição da Troika do FMI/ EU, quando as populações da Península de Setúbal, milhares de trabalhadores, de estudantes, de reformados e de pessoas que têm que se deslocar aos Serviços de Saúde, estão dependentes da regularidade do transporte ferroviário, designadamente na sua deslocação a Lisboa.


Como Comissão de Utentes eleita, não deixaremos de estar ao lado de todas as vozes que se posicionem em oposição à imposição da Troika do FMI/EU, defendendo por todos os meios e formas de acção legais ao nosso alcance, a defesa do transporte ferroviário público, eléctrico, de funcionamento regular na Linha do Sado, que as populações e as autarquias sempre reivindicaram, como uma necessidade ligada ao desenvolvimento da região.


Senhor Ministro: nós e os utentes aguardamos que V.ª Ex., de quem depende hoje a decisão sobre a regularidade de funcionamento da Linha do Sado, esteja ganho para atender ao que vos expomos.



                                                                  Com os melhores Cumprimentos.

                                                                  P`la Comissão de Utentes da Linha do Sado

                                                              Américo Leal //  Frederico Tavares

                                                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário