terça-feira, 26 de junho de 2012

Médicos cubanos deixam Alpiarça sem substitutos

Sociedade25 Jun 2012, 15:12h
Médicos cubanos deixam Alpiarça sem substitutos


Os dois médicos cubanos que estavam a dar consultas no Centro de Saúde de Alpiarça vão regressar ao seu país durante esta semana deixando cerca de quatro mil utentes sem médico de família. Uma situação que está a provocar o descontentamento da população e da autarquia que expressaram esse sentimento na última sessão da assembleia municipal realizada na noite de sexta-feira, 22 de Junho, na sede da Associação Cultural e Recreativa do Frade de Cima.

Elisabete Relvas, da Comissão de Utentes de Alpiarça, referiu que há alguns meses reuniram com a directora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, Dr ª Luísa Portugal, que lhes garantiu a permanência destes dois médicos até à vinda de outros.

Uma informação confirmada pela presidente da autarquia. Mário Pereira (CDU) informou que reuniu com Luísa Portugal e com o chefe de gabinete do secretário de Estado da Saúde, onde lhes foi garantido que a saída destes dois médicos cubanos "só aconteceria" quando viessem outros dois médicos.
O autarca refere que "oficialmente" o problema não existe uma vez que só sabem da situação porque os médicos os informaram. "Desde 6 de Junho que temos insistido junto do ACES para resolver a situação mas até agora ainda não conseguimos", afirma o autarca.

A directora do ACES, Luísa Portugal, confirma a saída dos médicos e que está prevista a sua substituição, mas ainda não sabe quando pois esse processo é conduzido pelo Ministério da Saúde.
Entretanto a bancada da CDU na assembleia municipal apresentou uma moção onde manifesta o seu descontentamento pela falta de médicos no concelho de Alpiarça. A moção, que foi aprovada por unanimidade, reclamar junto do Ministério da Saúde medidas urgentes e empenho no respeito pela concretização do direito à saúde.

"Temos que manifestar a nossa preocupação a todos os responsáveis pela política e administração deste sector pelo abandono a que as questões dos cuidados de saúde dos nossos munícipes estão sujeitos", referem os elementos da bancada comunista acrescentando que é necessário colocar médicos nos serviços de saúde do concelho de Alpiarça o mais breve possível e diminuir os preços das taxas moderadoras e medicamentos para as pessoas que não os conseguem suportar.

O líder da bancada do Partido Socialista, Fernando Ramalho, referiu que concorda com o teor da moção, embora o conteúdo seja "panfletário".
In(Mirante)

Sem comentários:

Enviar um comentário